Terça-feira, 22 de março de 2016
Última Modificação: 24/03/2016 10:34:36 | Visualizada 1018 vezes
Ouvir matéria
“A Maior Lição do Mundo". Este é o lema que define a ação proposta pelo Projeto Apiaba e Secretaria de Educação de Araruna em celebração ao Dia Mundial da Água (22 de março). A ação foi desenvolvida em duas escolas municipais e contou com o apoio do Portal do Noroeste e da Rádio Cidade FM de Ararunana divulgação.
O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 1993, devido à presença de grandes índices de poluição ambiental no planeta. A data é destinada a reflexão e discussão sobre a relação homem e água, e abordam temas como a conservação e proteção da água, desenvolvimento correto dos recursos hídricos e medidas para resolver problemas relacionados com poluição.
Neste ano, o mundo inicia o trabalho em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, metas construídas sobre as bases estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), de maneira a completar o trabalho deles e responder a novos desafios. Os ODS são integrados e indivisíveis, e mesclam, de forma equilibrada, as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.
A fim de sensibilizar a população sobre as questões ambientais pertinentes aos temas, a ação proposta pelas organizações tinha como meta norteadora inverter fatores: ao invés de promover um trabalho que informasse as crianças ararunenses sobre os temas ambientais discutidos, as equipes iriam ouvir essas crianças e saber delas o que entendem e como veem esta situação e partir deste ponto, sensibilizar os adultos e lembrando da importância de suas ações e como elas influenciam o futuro da humanidade.
Na prática as professoras conversaram com seus alunos sobre os temas propostos seguindo um planejamento apresentando pelo Projeto Apiaba e supervisionado pela Secretaria de Educação de Araruna. Neste material, as crianças recebiam orientações sobre os temas e responderiam quatro questões expondo seu conhecimento.
Após este processo as equipes organizadoras avaliaram as respostas e elegeram em cada turma um representante, ou seja, uma criança cuja resposta teve maior destaque. Ao todo, oito turmas do 4º e 5º anos participaram, totalizando quase 180 crianças.