Terça-feira, 22 de agosto de 2017
Última Modificação: 31/08/2017 16:44:52 | Visualizada 1081 vezes
Ouvir matéria
Funcionários da Secretaria Municipal de Educação (SME), em conjunto com a Secretária Roseli de Souza Martins, participaram nesta segunda-feira, 21, no Teatro Neiva Pavan de Umuarama (PR), do "Seminário da Educação para Assessoramento e Capacitação". Promovido pela Associação de Municípios de Entre Rios (AMERIOS) - semelhante a Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (COMCAM), sediada em Umuarama, o evento teve como assunto a capacitação sobre os sistemas de gestão do Ministério da Educação (MEC), em especial o Sistema Integrado de Monitorização e Controle (SIMEC). O SIMEC é um sistema digital de gestão e controle do MEC, que serve de comunicação entre a União e os municípios, no que diz respeito a planejamento, orçamento e execução de obras em convênio entre as partes.
Ministradas por equipes da empresa Hábil 5 - Capacitação e Assessoria Educacional, o evento contou com pelo menos quatro palestras distintas. Entre elas: "Compreendendo o Plano de Ações Articuladas", "Monitoramento de Obras", "Prestação de Contas no SIGPC" e "Gestão de Conselhos no SIGECON". O evento iniciado as 7h30 com credenciamento durou o dia todo, estendendo-se até as 17h30 com espaço para esclarecimento e tira dúvidas entre as equipes técnicas dos órgãos gestores de educação municipais presentes e a equipe de palestrantes.
A Secretária Municipal de Educação, professora Roseli de Souza Martins explica a importância da participação no evento: "Todas as benfeitorias que planejamos para o município, bem como as prestações de contas e a monitorização da Educação municipal é feita por sistemas do MEC. Participar destas atualizações é garantir o bom andamento dos trabalhos da Secretaria". Segundo ela, o objetivo de estar em constante atualização é poder manejar os sistemas de modo a garantir de as exigências federais sejam cumpridas, estando o município apto e pleitear recursos para melhorias na Educação. Uma vez tido as conquistas, as prestações de contas também são realizadas e são tão importantes quanto. "O setor de Planejamento da Prefeitura, em conjunto com a Contabilidade, presta contas praticamente mensalmente sobre o andamento das obras da nova Escola Mário Miguez", exemplificou Roseli.
Estiveram presentes na formação, além da Secretária, representando o Departamento de Assuntos Pedagógicos (DAP), a coordenadora educacional Sueli Almeida Tacachini, a encarregada do setor de merenda escolar, compras e prestação de contas, Leonilda Sella, a secretária escolar Tatiani Bortolucci, a engenheira civil, Aline Gloor e Angélica Ruiz e Susi Reberti, do setor de Contabilidade da Prefeitura.
Fonte: Secretaria Municipal de Educação (SME).