Domingo, 22 de outubro de 2017
Última Modificação: 31/10/2017 10:41:26 | Visualizada 818 vezes
Ouvir matéria
No último sábado, 21, as crianças de Araruna que estudam no 5º ano da Esc. Mun. Vicente Mendes de Oliveira no Distrito de São Vicente e da Esc. Rur. Mun. João Pessoa do Distrito de São Geraldo visitaram o Parque do Japão - Memorial IMIN 100 na cidade de Maringá.
A visita monitorada foi promovida como uma forma de confraternização às crianças que este ano participaram do Projeto Poste Arte, promovido pelo Instituto Projeto Apiaba - INPA com fomento da Prefeitura de Araruna. O Poste Arte é um projeto voltado ao estímulo da arte e da socialização que busca por meio de uma série de oficinas de artes plásticas possibilitar às crianças um momento onde possam expressar seus sentimentos e desejos além de incentivar o convívio pacífico e o respeito mútuo entre as crianças.
O grupo de 44 visitantes formado por crianças e familiares, profissionais das escolas e prefeitura e voluntários do instituto tiveram a oportunidade de passar uma tarde no parque conhecendo na prática um pouco da diversidade cultural e paisagística da Terra do Sol Nascente, observando de perto a Casa de Chá, o Jardim Japonês, o Centro de Eventos e Restaurante e ainda os dois lagos repletos de carpas que vieram do Japão doadas pela Família Imperial Japonesa.
A atividade, que já é tradição do instituto, contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, que forneceu transporte e alimentação para o piquenique; Secretaria Municipal de Saúde que disponibilizou um kit de primeiros socorros para a voluntária do instituto, Angela Gil (Técnica em Enfermagem); e Diretoria de Ação Social, que enviou a Psicóloga do CRAS, Sirlene Souza, para acompanhar o grupo.
O Parque
O Parque do Japão - Memorial IMIN 100, em Maringá, foi inaugurado em maio de 2014, após quase dez anos de preparação. O complexo cultural e paisagístico tem o objetivo de trabalhar pela preservação e disseminação da cultura nipônica no Brasil. O local escolhido para abrigar o parque foi uma Área de Preservação Permanente (APP), com nascentes e um córrego que na época era multidegradada: havia muito lixo urbano, principalmente de construção civil.
O parque foi idealizado em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil em um tratado de intercâmbio entre as cidades de Maringá (Brasil) e Kakogawa (Japão), permitindo que por meio do esforço de dezenas de profissionais dos dois países fosse possível implementar na cidade brasileira o maior Jardim Japonês fora do Japão, com 52.000 m², tendo o parque uma área total de 100.000 m², sendo considerado ainda o maior Jardim Japonês em toda a América Latina.
Você pode conferir as fotos e vídeos da visita ao Parque do Japão, clicando aqui.
Fonte: Instituto Projeto Apiaba - INPA