Quarta-feira, 29 de abril de 2015
Última Modificação: // | Visualizada 3213 vezes
Ouvir matéria
Cada mosquito da dengue vive de 30 a 35 dias. Dentro deste período, as fêmeas põem ovos de quatro a seis vezes, sendo que a cada ninhada são cerca de 100 ovos. Basta um local com água limpa para que a chance de proliferação seja enorme.
Se não encontra o local apropriado para depositar os ovos, o mosquito voa distâncias de até três quilômetros até localizar um recipiente ideal. Por isso, uma forma de ajudar a combate a doença é fazer com que o Aedes aegypti se reproduza dentro de armadilhas, onde pode ser eliminado.
Idealizada e patenteada por Antônio C. Gonçalves Pereira, funcionário da COPPE-UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia) junto com o engenheiro Hermano César M. Jambo, a "mosquitérica" é uma versão genérica e mais acessível de uma armadilha criada pela equipe do professor Maulori Cabral, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Para construir a sua, você vai precisar de:
O primeiro passo é cortar a garrafa PET ao meio. Lixe o interior da parte de cima da garrafa até que ele fique fosco. Depois, retire o anel da boca da garrafa e coloque um pedaço do micro tule. Use o próprio anel para prender o tecido.
Coloque a ração ou o alpiste dentro da parte inferior da garrafa. Encaixe a parte de cima da garrafa na parte inferior com o bico virado para baixo. Se necessário, corte a parte do corpo da garrafa que ficar sobrando.
Use a fita isolante em todo o bocal, de modo que as duas partes da garrafa fiquem unidas.
Coloque água na sua armadilha, sem esquecer de deixar uns três dedos de área seca.
Não ficou claro como a armadilha deve ser feita? Assista aqui ao vídeo do passo-a-passo!
A superfície lixada da garrafa faz com que a água de dentro suba por capilaridade, o que aumenta a evaporação e atrai mais facilmente o mosquito. Na parte seca, a fêmea vai depositar seus ovos. Quando nascem as larvas, elas descem pelo bocal atrás de comida (ração ou alpiste).
Nesta fase, conseguem passar pelo tule. Mas conforme se alimentam e crescem, as pupas não podem mais atravessar o tecido e ficam presas.
A armadilha deve ficar em um lugar não muito iluminado, e sempre que a água evaporar, deve ser reposta, pois é ela que ajuda a hidratar os ovos do mosquito.
Para reutilizar a armadilha, lave com detergente líquido, assegurando-se de que todas as larvas e pupas morreram.
Fonte: UOL
Fonte: Projeto Apiaba