Cidad?o Global

O Gira Mundo é um projeto que promove o int

Sexta-feira, 24 de abril de 2015

Última Modificação: // | Visualizada 2464 vezes

O Projeto Gira Mundo promove o intercâmbio social de jovens estudantes do mundo todo


Ouvir matéria

O Gira Mundo é um projeto que promove o intercâmbio social de jovens acadêmicos de diversos países do mundo para o Brasil. O projeto começou a ser desenvolvido em Araruna pela AIESEC Campo Mourão através de uma parceria com o Projeto Apiaba neste ano. A Secretaria de Educação de Araruna, a empresa JK Consultoria Ambiental e a Prefeitura do Município de Araruna são as entidades que endossam o desenvolvimento do projeto.

 

O Gira Mundo consiste basicamente na promoção de oficinas semanais para as cerca de 60 crianças que são alunas dos 5º anos da Escola Municipal Profª Abgail de Oliveira Guimarães. Os intercambistas - que podem vir de qualquer um dos 124 países onde a AIESEC tem escritório -, trabalharão um novo tema a cada encontro, sendo eles: Multiculturalismo, Responsabilidade Social, Direitos Humanos, Sustentabilidade, Sistema Educacional & Bullying, Relacionamento Família & Escola e Folclore (do país de origem do intercambista).

 

Os jovens universitários que são selecionados pela AIESEC para participarem dos projetos são sempre os mais talentosos e oriundos das melhores instituições de ensino superior distribuídas ao redor do mundo. Por virem de diferentes países, normalmente eles têm como idioma preferencial para comunicação o Inglês ou o Espanhol. Para possibilitar a comunicação entre os intercambistas e as crianças durante as oficinas, estão sendo oferecidas duas vagas de voluntariado para a função de Mediador/Tradutor.

 

“Ao Mediador/Tradutor cabe promover a interação entre os dois mundos: do intercambista estrangeiro e da criança brasileira. Na primeira etapa do projeto contamos com o voluntariado de uma Professora de Inglês e uma acadêmica da UTFPR, ambas de Campo Mourão. O trabalho delas foi fantástico! Devemos muito à Jaqueline e a Caroline pelo lindo trabalho que fizeram e agora esperamos que os novos voluntários também possam marcar nossas crianças e aprender muito com os intercambistas, como foi com as meninas!”, explica Jhony de Oliveira Lima, Coordenador-geral do Projeto Apiaba.

 

Para se candidatar às vagas de voluntariado, os interessados devem acessar a página do Projeto Apiaba no Facebook (clique aqui) e enviar mensagem com seu nome, formação acadêmica e experiência com Língua Estrangeira. O projeto será desenvolvido entre 27 de julho e 18 de setembro deste ano e renderá um Certificado de 160 horas-aula além de algumas bonificações que serão alinhadas pelos articuladores do Gira Mundo em Araruna com os voluntários.

 

Na imagem, vemos os intermcabistas Giacomo (de Veneza, Itália) e Dominika (de Lodz, Polônia) com a Mediadora Caroline Capaci durante a oficina de Responsabilidade Social.

 Galeria de Fotos

 Veja Também