Educa??o Ambiental

Alunos e professoras da Escola Rural Municipal Jo&

Segunda-feira, 15 de junho de 2015

Última Modificação: // | Visualizada 1954 vezes

O Projeto Eco, desenvolvido pelo Projeto Apiaba em parceria com a Secretaria de Educação de Araruna tem como intuito promover a sensibilização da comunidade local para questões de Meio Ambiente


Ouvir matéria

Alunos e professoras da Escola Rural Municipal João Pessoa no Distrito de São Geraldo participaram durante os meses de maio e junho de capacitações temáticas nas chamadas Eco-Oficinas, promovidas pelos voluntários Mariana Machado, Henrique Camarão e Gabrielle Soldera, acadêmicos do Curso Superior de Engenharia Ambiental da UTFPR de Campo Mourão. Os temas escolhidos para as oficinas fazem alusão a comemorações mundiais voltadas ao Meio Ambiente como Dia Internacional da Biodiversidade (22/05) e Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06).

 

As Eco-Oficinas iam muito além do conteúdo teórico sobre “Poluição e Recursos Naturais“ e “Fauna e Flora”, respectivamente. Os voluntários promoviam ao fim de cada atividade um momento de descontração com as crianças, buscando desenvolver a criatividade confeccionando um brinquedo sustentável através da reutilização de materiais como garrafas PET e pregadores de roupa, por exemplo.

 

“O Projeto Eco está se tornando uma ação cada dia mais surpreendente! Como se não bastasse o resultado extremamente positivo que vejo nas crianças a cada visita que faço à escola, toda a equipe envolvida está demonstrando muito interesse nas atividades propostas e levando isso a um novo patamar. É maravilhoso ver que tudo está dando muito certo”, relata Jhony de Oliveira Lima, Coordenador-geral do Projeto Apiaba.

 

Os coordenadores comentam ainda que o projeto está indo muito além do que foi proposto à escola rural, que iria expor todo o trabalho desenvolvido durante o projeto em uma Eco-Sala – uma espécie de sala temática. As professoras estão tão envolvidas que já estão decorando a escola com jardineiras feitas com pneus e segundo elas, farão ainda mais, pois querem mostrar que todo o esforço que estão dedicando a seus alunos no projeto não é em vão.

 

A apresentação final dos resultados do projeto à sociedade será realizada em uma mostra chamada de “Eco-Expo”, antecipada para o mês de agosto e aberta a comunidade local e visitantes.

 

Na imagem, podemos ver os alunos ao lado de suas professoras com os voluntários do Projeto Apiaba e equipe da escola rural após Eco-Oficina Fauna e Flora. Você pode conferir todas as fotos do projeto aqui.

 Galeria de Fotos

 Veja Também