SME inicia obras de readequação na EM Prof. Abgail de Oliveira Guimarães; e mais.

Sexta-feira, 16 de junho de 2017

Última Modificação: 26/06/2017 20:32:12 | Visualizada 1565 vezes


Ouvir matéria

A Prefeitura Municipal de Araruna (PR), por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) deu início nesta quarta-feira 14/06/2017, a reestruturação do telhado da secretaria, sala do pedagogo e da direção e sala dos professores da Escola Municipal Professora Abgail de Oliveira Guimarães. Ao mesmo tempo, deu início a uma série de readequações estruturais nas unidades educacionais, tanto da zona urbana, quanto da zona rural de Araruna. Segundo a Secretária, Roseli de Souza Martins tratam-se de "ações de manutenção predial necessárias e urgentes, solicitadas pelos diretores das unidades, pelo Núcleo Regional de Educação e pelo Corpo de Bombeiros". Segundo a Secretária, desde o início do mandato do prefeito Leandro Oliveira e vice-prefeito Dr. Romildo Souza, muitas ações estruturais já foram realizadas, mas agora foram concentradas de modo a garantir mais agilidade e eficiência nos serviços prestados a comunidade. Em especial na Escola Abgail, segundo a Secretária, "desde o início do mandato temos recebidos inúmeras considerações dos professores e equipe pedagógica da escola, de que quando chove, não há como trabalhar adequadamente".  Segundo a diretora da unidade, professora Valdirene Marcelino "com a reforma iniciaremos a entrada dos alunos pelo endereço oficial da escola, que é na rua Pioneiro Hermíneo Maiolli, 841". 

 

Adequações realizadas e em andamento

- Escola Municipal Professora Abgail de Oliveira Guimarães (zona urbana): 

* Readequação de acessibilidade: construção de rampas e banheiro para cadeirantes; readequação do bebedouro.

*Reforma da cobertura da Secretaria, da sala da Pedagoga, dos professores e da direção. 

 

- Escola Municipal Vicente Mendes de Oliveira (zona rural):

* Troca de todas as lâmpadas da unidade, troca de todas as lâmpadas de emergência , edificação da calçada em frente a unidade (em parceria com o Colégio Estadual Joana D'Arc), pintura de duas salas de aula e aquisição de dois quadros brancos. 

 

- Escola Rural Municipal João Pessoa (zona rural):

* troca das vidraças quebradas, troca das lampadas, poda das árvores, abertura do muro da biblioteca, melhoria no banheiro masculino, colocação de pedras no pátio, alicerce para os canteiros, fechamento de muros com acesso para a rua.

* em andamento: fechamento dos muros em aberto, melhoria do banheiro feminino, reforma do piso da biblioteca, reforma do banheiro da biblioteca, recapagem das calçadas, termino da troca do telhado, instalação de canteiro de flores, recuperação do beiral do telhado, construção dos muros e fechamento da sala dos professores. 

 

- CMEI Jardim Sorriso (zona urbana):

* Manutenção e troca de mangueiras de instalações de gás, pintura e manutenção do parquinho, instalação de protetores de tomadas, troca de torneiras, manutenção de portas, readequação de fios de internet, troca de instalação hidráulica de banheiro, readequação completa da instalação elétrica da unidade, aquisição de um ar condicionado (com recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola), conserto de fogão, troca de extintores e lâmpadas.

 

- CMEI Pequeno Príncipe (zona urbana):  

* Instalação de campainha, refacção da porta de entrada, tapamento de buraco em frente a unidade, reforma e pintura  do parquinho. 

 

- CMEI Tereza Pereira Teixeira (zona rural):

* desentupimento de pias e ralos, ajuste no teto em relação a vários pontos de goteiras, fixação de extintores, colocação de varão para cortinas e suporte para TV, trocador de prateleiras para o berçário, troca de vaso sanitário e adaptação do parquinho, instalação de gás, instalação de linha telefônica e sinal de internet, cobertura da  passarela de acesso ao refeitório,  dois computadores e uma impressora (remanejados do antigo Telecentro Comunitário; ação permitida pela Lei Municipal 1.928/2017).

 

- CMEI Maria Madalena (zona rural):

* reforma e pintura do parquinho, colocação de dois portões de metal de proteção, instalação de linha telefônica, compra de cobertores de frio, duas mesas de computador, TV 29 polegas, dois computadores e uma impressora (remanejados do antigo Telecentro Comunitário; ação permitida pela Lei Municipal 1.928/2017).

 

Em tempo.

A Secretária afirma que todas as readequações são realizadas com verbas próprias do município, em associação com verbas direcionadas de programas federais, como o "Programa Brasil Carinhoso". "Estas obras de readequação são muito necessárias e urgentes para que o principal objetivo da pasta seja atingido: fornecer o melhor ambiente possível para que o processo de ensino e aprendizagem seja pleno", afirma Roseli.  A previsão é para que em dois meses as readequações mais urgentes sejam concluídas.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Educação (SME).

EM Prof Abgail de Oliveira Guimarães Crédito: Roseli Martins
Legenda: EM Prof Abgail de Oliveira Guimar?es

 Galeria de Fotos

 Veja Também