Revitalização

Prática comum de pegar flores dos canteiros é crime e dá cadeia

Terça-feira, 05 de setembro de 2017

Última Modificação: 29/09/2017 11:42:40 | Visualizada 1190 vezes

Os roubos das plantas prejudicam o projeto de revitalização


Ouvir matéria

As flores plantadas para embelezar as ruas e canteiros de Araruna estão sendo alvo de furtos. Parece inofensivo, mas o tradicional costume de “arrancar uma mudinha” para levar para casa é crime, se praticado em espaços públicos.

Após algumas denúncias, o próprio Prefeito de Araruna, Leandro Cesar de Oliveira constatou que mudas de flores estão sendo furtadas dos canteiros centrais do município inclusive em frente ao Paço Municipal Prefeito Evangelista Dal Santo, sede do Poder Executivo Municipal.

As equipes da Secretaria de Viação e Obras estão desde o começo do ano fazendo a revitalização dos canteiros plantando centenas de mudas de flores, além da equipe da Casa da Cultura que tem trabalhado na revitalização da área em torno da gruta onde se encontra a imagem da santa que dá nome à praça central.

“Os roubos das plantas prejudicam o projeto de revitalização que está em andamento na cidade desde o começo do ano. Quando o expediente acaba, por exemplo, e os trabalhadores vão embora, algumas pessoas arrancam e levam para casa as mudas adquiridas para os canteiros, mas isso é furto e além de ser um crime é imoral e atenta contra a coletividade”, alerta do Oliveira.

O que mais incomoda a população que presencia a diminuição das flores nos canteiros é que nem sempre são “ladrões” propriamente ditos que arrancam dos canteiros e sim pessoas comuns do dia-a-dia que desrespeitam o trabalho desenvolvido para a comunidade.

Diante da situação, o Prefeito pede à população para que ajude o poder público a zelar e manter os canteiros e as praças públicas: “cuidar do que é público é dever meu e seu. É dever de todos. Estamos comprometidos em fazer de Araruna uma cidade melhor e mais bonita, mas para isso precisamos do apoio de todas as cidadãs e cidadãos ararunenses”.

É importante lembrar que a pessoa, se presa em flagrante, arrancando as plantas dos canteiros, será autuada por furto, com pena de 1 (um) a 4 (quatro) anos de prisão e mesmo que pague fiança responderá pelo crime cometido, conforme previsto no Artigo 155 do Código Penal.

Fonte: Prefeitura de Araruna

 Galeria de Fotos

 Veja Também