(44) 3562 - 1383
ÚLTIMAS NOTÍCIAS /
Visualizada 38 vezes
Sexta-feira, 06 de Outubro de 2017
Por 365 dias de Setembro Amarelo.
 
Por 365 dias de Setembro Amarelo.

Falar de suicídio é muito difícil, por se tratar de uma abordagem extremamente complexa e arraigada de muitos tabus. Porém, omitir-se desta temática significa negligenciar o direito à vida.

Segundos dados da Organização Médica, a cada 40 segundos uma pessoa tira sua vida, e a cada 3 segundos alguém está tentando este ato. Em decorrência destes dados alarmantes, a equipe técnica do CRAS: assistente social leide Daiana Furlanetto e a Psicóloga Sirlene Souza, que desenvolvem com caráter continuado o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), em parceria com a Escola Estadual Joana D’Arc de São Vicente sob direção de Cicera Fatima Fernandes e coordenação pedagógica de Solange G. Cardoso Caetano e secretaria Luana Nogueira, abraçaram a causa e fomentaram o projeto Setembro Amarelo pela Valorização da Vida.

Ressaltando que a proposta inicial foi iniciativa de uma aluna do nono ano Gabrielly Santorski, que juntamente com o Gremio Estudantil, se dedicaram a discussão ampliada dentro e fora da escola. Que somatizaram forças juntamente com os alunos do Projeto Edificar que são do SCVF da zona urbana.

Dia 04 de outubro foi uma data marcante para todos os envolvidos no projeto Setembro Amarelo, pois os mesmo foram recebidos na Faculdade UNICAMPO de Campo Mourão, pelo colegiado de Psicologia, por intermediação da professora Ana Maria, onde acadêmicos puderam prestigiar e debater sobre suicídio por meio de várias manifestações artísticas e discursivas, pois a princípio foi apresentado teatro que aborda a omissão e negligencia da sociedade e Estado frente a quadro de saúde de pessoas com ideação suicida. Bem como, debateram sobre o assunto, conceituaram o projeto e apresentaram dados estatísticos, fatores que levam ao suicídio, e o mais importante, apresentaram os fatores protetivos para a redução destes dados. Também foi apresentado o trabalho interdisciplinar desenvolvido no âmbito da política de assistência na proteção social básica, e o encerramento foi com apresentação musical.

Não há como não manifestar o orgulho e satisfação frente ao talento de adolescentes de faixa etária de 12 à 17 anos, alunos de ensino fundamental II, que com propriedade apresentaram e manifestaram sua empatia e militância em prol da valorização da vida, luta esta que deve ser uma constância diária.

Agradecemos a todos que contribuíram para que este projeto realizasse mais uma de suas etapas, ao nosso prefeito Leandro Oliveira, Diretor Henrique Batista, Secretário de Saúde Gustavo França Dos Santos e motorista Neto. A diretora da Escola Joana D’arc Cicera Fernandes que agradecendo a ela, estende-se a toda sua equipe que abraçaram a causa. A professora de musica Nayara Furlanetto Oliveira pela apresentação cultural e interação dos adolescentes da zona rural e urbana. A professora de psicologia Ana Maria da

Faculdade Unicampo que acreditou desde o início na proposta. Ao Hot Dog do Guerino que acolheu a todos com muito carinho. Aos parceiros inseparáveis de sempre Aleciany Benites Rorato Sidney Tomiatto e Jhony De Oliveira Lima . Aos pais que confiaram na equipe e pela educação de seus filhos. E claro aos nossos adolescentes do SCFV, que muito mais que apresentarem um projeto de valorização a vida, deram uma AULA de reafirmação e valorização da vida.

 

 
 
 Galeria de Fotos
Por 365 dias de Setembro Amarelo.
 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Horário de atendimento de Segunda à Sexta das 8:00h às 11:30h e das 13:00h às 17:30h. - Última Atualização do site: 19/10/2017 10:53:44

 (44) 3562 - 1383

 prefeitura@araruna.pr.gov.br

Praça Nossa Senhora do Rocío, 390 - Centro

CEP: 87260-000 - ARARUNA - Paraná