Alunos da rede privada de ensino discutem questões de cidadania e meio ambiente

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: 06/03/2018 10:15:06 | Visualizada 692 vezes


Ouvir matéria

Os alunos do 6º, 7º, 8º e 9º anos da Esc. Natividade de Nossa Senhora, da rede privada de ensino de Araruna, reuniram-se na manhã da última quinta-feira, 22, para discutirem questões de cidadania e meio ambiente durante palestra.

 

A atividade foi realizada no ensejo da Conferência Infanto-Juvenil para o Meio Ambiente em uma parceria entre a escola, Prefeitura de Araruna e Instituto Projeto Apiaba - INPA.

 

Na ocasião, o diálogo sobre ações de cidadania com foco no uso inteligente de recursos ambientais e na importância da atuação de cada cidadão na mudança de hábitos não sustentáveis foi dirigido pelo Diretor do INPA, Jhony de Oliveira Lima, que apresentou aos alunos e educadores presentes uma série de iniciativas desenvolvidas atualmente em Araruna no âmbito do meio ambiente.

 

“A Escola Natividade tem como missão ‘Educar para a Comunidade’, neste sentido quando trabalhamos com parceiros e projetos sociais a instituição aumenta a participação dos alunos despertando-os para a prática de ações concretas que estimulem a valorização no meio em que vivem”, explicou a coordenadora da escola, Andréia Inês Basniak Dumas.

 

"Acredito que a mudança que nós queremos ver na nossa sociedade tem seu início em nossas casas, mas possui papel fundamental nas escolas, onde também se luta pela formação de bons cidadãos. Minha fala apresenta iniciativas desenvolvidas pelo nosso povo para o nosso povo e durante minha conversa com os alunos eu busco instigá-los a sair de sua zona de conforto e começarem eles mesmos a fazer a diferença no lugar onde vivem”, explicou Lima.

 

No fim da conversação, cada aluno fez um compromisso dizendo qual atitude tomaria a partir daquele momento em sua vida em prol de uma cidade mais sustentável no futuro. Os compromissos foram anotados e inseridos em uma “capsula do tempo” que foi enterrada na escola e será aberta daqui a três anos.

 

“A nossa escola, como um todo, sempre visa desenvolver ações que de alguma forma atendam a comunidade, as necessidades do meio onde vivemos. Por isso, acreditamos nesse trabalho planejado juntamente com o INPA, pois todas são instituições que buscam colocar em prática novas atitudes para uma sociedade mais sustentável e equilibrada”, finalizou a professora Andressa Souza.

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Araruna

 Galeria de Fotos

 Veja Também