Saúde emite alerta preventivo em meio à surto de conjuntivite

Terça-feira, 10 de abril de 2018

Última Modificação: 19/04/2018 15:28:43 | Visualizada 1973 vezes


Ouvir matéria

O Município de Araruna tem enfrentado um surto de conjuntivite nas últimas semanas. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde até o momento 176 pessoas que procuraram o setor em busca de atendimento para o caso tiveram confirmação da doença.

 

Visando auxiliar a população na tomada de medidas profiláticas, a secretaria esclarece algumas informações importantes sobre a doença:

 

A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas e pode ser aguda ou crônica.

 

A conjuntivite pode ser causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes (poluição, fumaça, cloro de piscinas, produtos de limpeza ou de maquiagem, etc.). A mais comum delas é a conjuntivite primaveril, ou febre do feno, geralmente causada por pólen espalhado no ar. A conjuntivite pode ser causada, também, por vírus e bactérias. Nestes casos, ela é contagiosa e pode ser transmitida pelo contato direto com as mãos, com a secreção ou com objetos contaminados.

 

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

  • EVITAR AGLOMERAÇÕES OU EVITAR FREQUENTAR PISCINAS DE ACADEMIAS OU CLUBES;
  • LAVAR COM FREQUÊNCIA O ROSTO E AS MÃOS;
  • NÃO COÇAR OS OLHOS;
  • USAR TOALHAS DE PAPEL PARA ENCHUGAR O ROSTO E AS MÃOS;
  •  LAVAR TODOS OS DIAS TOALHAS DE TECIDO;
  • NÃO COMPARTILHAR O USO DE ESPONJAS, MAQUIAGEM OU QUALQUER OUTRO PRODUTO DE BELEZA.

 

A Secretaria de Saúde lembra que é conveniente restringir o contato do paciente com outras pessoas, enquanto a doença estiver ativa, por exemplo: as crianças com a doença não devem frequentar a escola e creches; trabalhadores devem ser afastados de suas atividades.

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Araruna

 Galeria de Fotos

 Veja Também